Não há viajante ou turista que se preze, que já não esteja acostumado a estas incríveis e coloridas obras de arte em murais, portas e paredes em países como Colombia, Brasil, Chile ou Panamá, onde a criatividade dos artistas é incentivada e premiada.

Bogotá, Colombia

Igualmente por toda a europa esta manifestação artística passou a ser um fenómeno, tornando-se inclusivé em Portugal num dos principais atrativos turísticos.

Portanto, a ideia não é de agora, mas não deixa de ser genial e merecedora de ser partilhada e relembrada!

AS PORTAS DO FUNCHAL

Já visitei a Madeira umas três vezes, mas na minha última visita fui agradávelmente surpreendida por um projeto apelidado de “Arte de Portas Abertas”, projeto este que teve o inteligente objectivo de transformar as portas da zona histórica da cidade do Funchal, em autênticas obras de arte.

São dezenas de Portas e fachadas de lojas, que desde 2011 têm vindo a ser recuperadas criativamente, em grande parte por artistas e artesãos locais, transformando assim esta parte da cidade numa autêntica “galeria de arte” permanente.

E para quem não acredita que este tipo de arte ao ar livre, desperta a atenção dos turistas, é só navegar pelas redes sociais para perceber como uma simples ideia, desenvolvida por João Carlos Abreu, antigo Secretário Regional de Turismo, se transformou num autêntico fenómeno.

Aqui fica todo o projeto, porta por porta:

http://www.arteportasabertas.com/http://www.arteportasabertas.com/