Não sou nenhuma Foodie, mas adoro experimentar spots novos com conceitos diferentes e este Peixola prometia…

Situado num dos trendy spots de Lisboa, a Rua do Alecrim, o Peixola é um daqueles restaurantes que nos consegue surpreender logo à chegada pelo seu ar sofisticado e intimista.

Na entrada, um imponente balcão em tons de verde marinho, a lembrar o fundo do mar, fazem as honras da casa. A ideia foi fugir das convencionais mesas de restaurante e fazer renascer os balcões usados nos restaurantes dos anos 60, onde as pessoas faziam do momento de refeição um acto social de interação.

Agora vamos ao que mais interessa…Uma carta com assinatura do chef Vítor Hugo (Eleven, 100 Maneiras), brinda-nos com uma combinação de pratos incríveis onde o Peixe é rei e senhor! Mas se pensam que peixe significa um peixinho fresco grelhado com batatinha e grelos, tirem dai a ideia. Aqui servem-se de tártaros, ostras, ceviches, picapau ou bitoques de atum, entre outros…aliás os nomes dos pratos vão ao pormenor e são difíceis de pronunciar, mas vale bem a pena olhar para o cuidado desta carta, por mais estranho que nos pareça,  tudo li casa na perfeição.

Ostras com maracujá e espuma do mar, sopa fria de clorofila e espinafres com garoupa marinada e pó de avelâ, pica pau de atum com picles de cebola rôxa, taco de polvo com molho de caril e coentros, taco de choco com manjericão e lima, vieiras coradas com salada de papaia verde…já vos abri o apetite?

E o que mais nos surpreende a cada prato, é perceber que estes sabores evidenciam de facto, a simplicidade real do sabor dos ingredientes. Uma verdadeira surpresa para uma amante de sabores do mundo como eu.

Além do peixe, há ainda uma grande variedade de cocktails de rum e espumante, eu naturalmente, fiquei-me por um maravilhoso cocktail sem álcool.

Sem dúvida um spot que merece uma visita e vários regressos com um sorriso na cara!

Let´s eat in: Peixola

Capacidade: 30 lugares ao balcão e 8 lugares em mesa

Horário: Domingo a 2ª das 19h às 0h00, 4ª a sábado das 18h às 02h00

Preço médio: 25€/30€